Muitas pessoas falam da forma como eu retrato a sensualidade nas mulheres, acho legal receber comentários tipo: você sabe explorar o charme e a sensualidade de suas modelos, sua fotografia passa delicadeza, você coloca a mulher poderosa sem deixar vulgar.... e por aí vai!!
Fiquei pensando sobre isso esses dias! Resolvi então, compartilhar com vocês minhas conclusões e espero, sinceramente, que seja motivo de reflexão para que cada vez mais busquem o melhor dentro de cada um de vocês.
Sempre que vou para um ensaio, já tenho a cliente, a locação, as referências que ela me passou, lembra? Já mencionei isso em outros artigos. Na minha cabeça eu começo a criar um conceito, unindo tudo aquilo que escutei dela e tudo que vou ter a minha disposição. Podemos chamar de processo criativo.
Nessa hora, dar significado a mensagem é como se você desse voz a todas as imagens que irá criar.
Comecei a perceber que instintivamente eu crio processos, e vou tentar explicar para facilitar. Sempre me pergunto como estou me sentindo, que pensamentos passam pela minha cabeça, se surge alguma imagem... e saio anotando tudo! As vezes é tão mecânico que faço mentalmente e saio pela internet buscando referências, às vezes recorro a filmes, vários até de publicidade, pois tem muita coisa legal... o fato que eu nunca me fixo nas mesmas fontes!
Acredito que devemos ser fiel ao que realmente pensamos e como enxergamos as situações, assim eu passo a minha forma de ver a sensualidade, a beleza e dessa forma consigo levar minha identidade, para as minhas fotos. Não tem como separar a visão que tenho desses temas.
Tudo que nos atrai, tudo que é significativo para nós, acaba sendo "escrito" na nossa fotografia, gosto de moda, aprecio arte, tenho um gosto sofisticado e ao mesmo tempo moderno e ousado, lógico que tudo isso vai aparecer na forma de expressar minha arte. Entenda que quanto mais você se dedicar a se autoconhecer, mais verdadeira será sua identificação com o público que tem afinidade com seu trabalho, mais impacto você causa e melhor será o resultado de seu trabalho.
Iniciado meu processo criativo, fiel as minhas idéias e sem fugir às expectativas da minha modelo-cliente, estamos aptos para exercer nosso melhor papel!! Nunca reclame dos imprevistos, me lembro de uma vez, uma cliente que veio de São Paulo e ela tinha algumas horas pois no dia seguinte ia para Angra e seu marido nem podia desconfiar que ela ia lhe fazer uma surpresa!! Nessa época eu fotografava muito no VIPS Motel e o tempo virou do nada enquanto ela estava sendo maquiada!!! Fiz fotos incríveis com ela na chuva!! Adoraria ter autorização de alguns ensaios.... São únicos, personalizados e mesmo quando queremos repetir, nada mais é igual além da idéia, da referência, por isso acho que se inspirar em alguma imagem é legal mas tentar reproduzi-la implica em muitas coisas.
A melhor coisa na hora de fotografar, e até mesmo para qualquer situação na vida, é aceitar! Quando aceitamos aquilo que temos e somos gratos, fazemos o melhor, damos o nosso melhor. Estar presente no instante, viver cada dificuldade ou cada benefício do momento, saber aproveitar o máximo e se desafiar a cada instante. Detesto aquela linha de ficar resmungando, se a luz fosse isso, se eu tivesse a lente tal, se a modelo fosse assim... Caramba! Aceita o que se apresenta e faz o melhor com o que você tem, busca o melhor daquela pessoa e entrega o melhor que tem em você, não importa mais nada, apenas o resultado do seu trabalho.
Permita-se, deixe de lado a idéia que as coisas boas são sempre aquelas que programamos, somente quando vivemos o agora, podemos perceber todas as graças que temos diariamente, elevar sua criatividade é estar conectado com o que te inspira, amar o que você está fazendo, se isso não estiver mais acontecendo, busque novas coisas para te inspirar para fazer sentido naquilo que você deseja realizar.
Essa é a conclusão que tirei para realizar o meu trabalho da forma como ele é. Verdade e paixão, acima de tudo! Saber que eu impacto de alguma forma positiva essas mulheres que se permitem ser fotografadas pelas minhas lentes, é a melhor coisa pra mim!