Em alguma fase da nossa experiência profissional é normal ter quedas de venda, pois o mercado financeiro sempre está em movimento, e isso ocorre por diversos fatores, logo é normal ter uma queda de venda e depois se recuperar.
Diferentemente de quando ocorre uma queda exponencial de lucro e o fator nem mesmo é a economia e por isso é importante a estratégia.
Isso pode ocorrer por causa da queda de preços e a desvalorização da fotografia, não a jeito o ideal é sempre procurar uma forma de conseguir fidelizar o cliente e diferenciar o trabalho. A concorrência sempre haverá e o problema não está aí, pois o mercado é muito grande.
E não adianta reclamar do vizinho, o lance é focar em estratégias, realizar trabalhos diferenciados, aumentar o seu leque de produtos e o que não pode faltar é criar um relacionamento direto ao seu público-alvo.
Público-alvo!
Temos um artigo que explica sobre “Como definir meu público-alvo, confira!”.
Definir o público é essencial, tanto para você não oferecer um produto errado para o seu cliente, por exemplo se seu cliente está querendo um ensaio sensual ele não vai querer um álbum de formatura.
Por isso é tão importante, criar um vínculo somente com as pessoas que você terá a chance de oferecer o seu serviço, fora que a marca da sua empresa fica mal marcada na cabeça dessas outras pessoas.
Uma outra grande estratégia é oferecer um serviço diferenciado, o cliente entra querendo um tipo de ensaio e você tentará vender um produto relacionado.
É o caso de uma cliente que entra para fechar um casamento, você poderá vender outros tipos de ensaios, como pós casamento ou outros tipos de serviços, como álbum da gestante ou da família mesmo.
Quando a venda cai, não a jeito, ficamos desesperados e aflitos, mas o importante desta jornada é sentir o que o pessoal está sentindo ou pensando. O estudo é essencial para garantir a qualidade das suas fotos, com isso você irá aprimorar o seu dom e consequentemente você poderá montar seu portfólio a fim de demonstrar para seus futuros clientes.
Para isso montei uma lista para que você consiga melhorar o seu desenvolvimento e virar um fotógrafo que antes de tudo trabalhará com estratégia. Confira:
Faça junção de ensaios
Conforme eu havia falado acima, a grande jogada é vender um ensaio e em seguida oferecer mais um ensaio, por um preço menor (que já é uma renda extra para aumentar as suas vendas). Por exemplo, um casal pretende fazer um álbum de fotografia da família, e por qual razão não oferecer um ensaio de bebê para o casal?
É uma renda extra que estará entrando, fora que se o trabalho ocorrer com 0 defeitos a possibilidade dos seus clientes fazer propaganda do seu serviço é relativamente muito alta!
Estude, desenvolva e aprimore o dom da fotografia
Um dos grandes quesitos da fotografia é tirar as melhores fotos, pois com isso terá uma maior repercussão, tanto “boca a boca” quanto “compartilhamento em redes sociais”. Com isso seu nome\marca ficará conhecido e sendo assim ganhará autoridade no meio fotográfico.
E para tirar as melhores fotografias é necessário testar e estudar sobre o mesmo. Fazer teste faz com que você crie uma adaptação para qual quer situação, seja tirando fotos de paisagens, animais selvagens, casamentos, ensaios sensuais e mesmo um ensaio de bebes.
A aprimoração é consequência de realizar teste e estudar, desenvolver este dom pode não aparecer imediatamente, mas ao longo prazo você verá que não ficará na mesmice corriqueira, e no final de tudo tu estarás voando.
Crie relação com o seu Público-alvo
O seu público deverá ser altamente calculado. Não adianta querer atingir todo mundo, sempre haverá aquelas pessoas que irão realmente querer realizar o álbum.
Ainda mais se você trabalha com marketing na sua empresa, o conteúdo deverá ser adaptado para aqueles que desejam realmente o produto, isso fará você economizar com as publicidades e aumentará a chance de fechar parceria com a pessoa certa.
Falando ainda de publicidade, o mercado em si está se adaptando ao digital, então é necessário criar um vínculo digital com o seu cliente, fora que é de muito fácil acesso entrar em contato com os clientes ou eles entrarem em contato com você.
Aqueles que já obtiveram seu serviço e gostaram, faça de tudo para fidelizar e criar um vínculo com eles. É muito importante ter este relacionamento com os clientes, pois sem dinheiro uma empresa não sobrevive, a questão é saber se relacionar com os antigos e os futuros clientes.
Abra o seu leque de conhecimento
Quanto maior o seu conhecimento mais você terá chance de ser chamado para fotografar, é simples, e isso está ligado estudo. A área da fotografia é muito ampla, existem diversos caminhos a serem seguidos.
Um cliente que deseja realizar um ensaio sensual, porém a sua estrutura para prestar este serviço é baixa, logo ela não terá confiança para realizar este serviço, pois é um ensaio muito sensível e é importante que a pessoa se sinta bem e confiante com o fotógrafo (a).
Sabe aquelas fotos antigas que não usa mais?
Pois é, se as coisas não estão indo tão bem te indico alguns sites que você poderá colocar a “venda” suas fotos que estão guardadas no fundo do baú e você não vai usar mais. Portanto, uma ideia boa para você que está começando e está testando fotos de paisagens ou saiu por aí clicando vários cliques é inserir essas fotos em sites e quem sabe até poderá ganhar uma grana extra.
Como a UrbanArts que é um site brasileiro que oferece um acervo gigantesco de várias coisas como posters, quadros e afins. Para começar a ganhar dinheiro é só inserir a sua foto e ela passará por uma avaliação e sendo aprovada ela poderá gerar lucros.
Sem dúvida é uma grande ideia para você que está meio difícil de arranjar um trabalho.
Corra atrás dos seus clientes
Agora temos um grande canal de comunicação, a internet e nunca foi tão fácil achar clientes e saber o que cada um deseja. O grande objetivo mesmo é criar uma relação e ficar. Se no atual momento você não estiver com condições faça uma parceria, até mesmo com donos de agencia fotográficas.
O importante é sempre trabalhar com o que a gente ama, eu mesmo, amo ensinar e mostrar o real potencial sensual de uma pessoa para ela mesma.
A sua participação é MEGAAA bem-vinda, eu respondo todos os directs, todos os e-mails e vocês me motivam a continuar com esse canal aberto, fazendo amigos, aumentando a audiência e ajudando de alguma forma esse blog a crescer.
Muito obrigado, confira outros artigos.
Beijos, Patrícia Prado.