Com os mecanismos de busca, e todas as técnicas de marketing digital fala-se muito em persona.
O ideal, sem dúvida, é você definir seu nicho desde o início, mas sabemos que muitas vezes isso não é possível por alguns fatores.
- Você ainda não tem portfólio e nem sabe direito o que gosta de fotografar.
- Você ainda não tem como escolher, foto é foto e, afinal, preciso praticar.
- Escolhi fazer retratos, isso me permite fazer mais coisas...
- Acho que eventos sociais é algo promissor e adoro ir para festas…
Não importa qual o seu porque, o fato é que sem traçar estratégias e sem saber aonde quer chegar, qualquer lugar serve!!!
Mesmo que você ainda não tenha escolhido que área quer atuar definitivamente, experimente algumas por períodos, crie algum vínculo, procure entender e oferecer um diferencial, a sua segurança irá passar mais credibilidade.
Segundo estudos científicos compramos pela emoção e buscamos justificar pela razão.
O que eu vou vender? Defina qual será seu produto, mesmo criando um leque de opções.
Como o cliente percebe que somos a melhor opção para ele?
Não pense que seu cliente vai te escolher apenas pela sua proposta e seus benefícios, mas por instinto através de um estado emocional. A informação que você passa pode influenciar esse estado emocional mas a emoção gerada tem muito mais valor que as emoções.
Segundo o neuromaketing, essas mudanças no estado emocional só podem ser realizadas quando a abordagem de vendas leva em conta o sistema de crenças do cliente. É este sistema de crenças que determina como surge cada emoção.
Assim o mais importante é você saber qual a "dor" do seu cliente e como seu produto vai solucionar. Em outras palavras, que coisas seu cliente acredita, para sua tomada de decisão, pois, você precisa criar emoções que impulsionam a tomada de decisão. A pesquisa da sua persona ou avatar vai te ajudar bastante a mapear esse cliente. Quanto mais cuidadoso você for na pesquisa, mais vai saber sobre ele.
Lembrando sempre que o mais importante é o efeito emocional do seu produto no seu público. Para definir sua persona você deve dar uma atenção especial às sua dificuldades e como seu negócio pode ajudá-la, focando em que valores você pode gerar. Produza conteúdos sabendo que está do outro lado, para consumir seu produto. Sua chamada deve ser feita para a pessoa que vai se identificar com seu produto ou conteúdo.
Cuidado para não confundir a Persona com Público Alvo. Este último, é uma representação ampla dos clientes que você visa ter. Ou seja, ele é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum.
Para definir o público, é comum utilizarmos critérios sociodemográficos, como:
Educação - Classe social - Sexo - Idade - Nacionalidade - Profissão - Localização
Então, um exemplo de Público Alvo seria:
Mulher, entre 25-35 anos, classe média, brasileira, mora no Rio de Janeiro, formada em arquitetura, trabalha em um escritório de arquitetura, mas busca recolocação profissional.
Persona (avatar)
Já a persona, além dos dados geográficos e sociodemográficos que também estão no público-alvo, apresenta outros critérios voltados para informações psicográficas.
Então, teremos as informações sociodemográficas:
Nome - Sexo - Idade - Classe social- Nacionalidade - Localização - Escolaridade - Profissão
Precisamos também analisar as características comportamentais, por exemplo:
Gostos pessoais - Sensibilidade a preços de serviços e produtos - Qualidade desejada em um produto ou serviço
Além dos critérios psicográficos:
Personalidade - Estilo de vida - Valores morais
Assim, a persona poderia ser:
Luana, mulher de 32 anos, classe média, brasileira, mora no Rio de janeiro. É formada em arquitetura, trabalha em um escritório de arquitetura, mas busca recolocação profissional. Gosta de cozinhar e tem vontade de se dedicar mais a isso. Nos finais de semana, sempre convida os amigos e adora fazer jantares para todos. Por ser de classe média, não compra produtos muito caros, mas acredita que se o material for de qualidade melhor. Ela é comunicativa, divertida e está sempre rodeada de pessoas.
Perceba que pensar em estratégias de marketing para alguém que você tenha mais informações faz com que seu conteúdo seja melhor direcionado e mais útil para as pessoas. Assim, você consegue ter resultados mais eficientes do que se pensasse apenas em um público geral.
Perguntas importantes:
Idade- Onde mora - Onde trabalha - Qual seu cargo - Sua educação e personalidade
- Quais são os valores da minha persona?
- O que ela faz no dia-a-dia?
- Quais são suas metas?
- O que ela consome no dia-a-dia?
- Quais são as marcas que ela costuma usar?
- Qual é seu sonho?
- Quais são suas dores?
- Como seu negócio pode impactar de forma positiva a vida dessa persona?
Depois de levantar esses dados fica muito mais fácil você mapear que tipo de abordagem e serviço vai oferecer. Ah.. mas, eu estou começando agora!!! Não sei nada disso…
Pense em algo que você se sinta mais confortável e seguro, é sempre mais fácil algo que sabemos fazer e ou falar. Perceba então quais as pessoas que se sentem mais propícias a se interessar pelo seu produto, interaja com essas pessoas.
No Facebook existe uma ferramenta que se chama Audience Insight.
Com essa ferramenta você conseguirá informações como idade, gênero e áreas de interesse das pessoas que estão naquela página.
Para usar o Audience Insights, você precisa:
Entrar no Facebook Audience Insights
http://www.facebook.com/ads/audience-insights
- Escolher o tipo de público para ser analisado (“Todos no Facebook”);
- Utilizar os filtros do lado esquerdo da tela para direcionar melhor sua pesquisa. Nesses filtros, você consegue marcar a localização, idade, gênero, interesses e páginas as quais as pessoas estão conectadas;
- Clicar em salvar. Pronto!
Você terá informações de diversas pessoas que acessam conteúdos semelhantes aos que você quer divulgar.
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