Fotos noturnas podem ser um obstáculo para iniciantes do mundo da fotografia em busca da foto perfeita. Mas tirando toda grossa camada de poluição luminosa, temos a oportunidade de usar a beleza da noite a nosso favor e é sobre como fazer isso que irei te ensinar no post de hoje.
Sente vontade de fotografar cenas noturnas, fotografar o céu ou até mesmo aquele lago em que a lua reflete?
Fique atento que te darei 6 dicas para você conseguir tirar uma foto noturna perfeita.
Quando é realizado um ensaio noturno é imprescindível a utilização das técnicas de fotografia, porque para focar é difícil, medir a luz é complicado, ou seja, a dificuldade que nós temos de dia fica pior a noite.
Mas lembre-se, tirar foto noturna é sinônimo de ter paciência e fazer testes.
Então vamos lá!
As Ferramentas
Câmera:
Tenha uma câmera, com a qualidade mínima de uma DSRL, para conseguir ter uma melhor precisão. Para tirar a foto é preciso fotografar manualmente.
Tripé:
Um simples movimento na câmera pode arruinar tudo. A minha dica é que você leve pelo menos um mini tripé para que a sua foto ganhe estabilidade. Não é necessário ter uma superestrutura, fora que os tripés maiores podem atrapalhar, do que ajudar nesses casos. Os grandes normalmente são utilizados para tirar a foto de estrelas ou aurora boreal.
Lanterna:
A lanterna na verdade é uma ferramenta de apoio, como as melhores fotos são aquelas tiradas sem quase nenhuma aparição de luz, fica complicado para enxergar alguns botões da máquina fotográfica.
Nivelador:
A falta de luz atrapalha na hora de clicar. Para isso use o nivelador para enquadrar certinho suas fotos, para que ela não fique fora do enquadramento.
Obturador, Diafragma e Iso
O grande segredo é entender como é a relação de obturador, diafragma e ISO. Esses três itens funcionam da seguinte maneira:
Obturador:
Deve ser bem fechado, para ter uma fotografia de alta qualidade, então use o maior “f” em sua câmera. Isto é um dispositivo de segurança que abre e fecha e controla o tempo de exposição, quanto mais tempo aberto, mais luz entrará.
Diafragma:
Diafragma é o diâmetro da abertura das lentes, isso define a quantidade de luz que irá entrar na câmera. Quanto mais aberto, maior a quantidade de luz que irá entrar e assim vice e versa. Para fotos noturnas é necessário mais tempo de exposição.
Iso:
O Iso deverá seguir a mesma linha que o obturador, deixando-o com valores baixos. Ele mede a sensibilidade a luz, se estiver menor, terá menos ruído, quando for maior, mais ruído.
Eles significam, tempo de exposição, abertura da lente e luminosidade. Sabendo regular pode ter certeza que a sua foto sairá boa. Porém, não tenha pressa, cada câmera tem um tempo e por isso é importante realizar testes para se adaptar
Por Pixabay
Maiores Exposições
Um outro meio de conseguir ótimas fotos é seguir com uma longa exposição de luz, funciona assim.
Significa que, quanto mais o obturador ficar aberto, mais luz ele irá captar, fazendo com que a foto saia perfeita. Você já viu aquelas fotos que as pessoas saem desenhando ou aqueles que deixam o movimento da água parecido com véu, tudo isso é efeito da longa exposição a luz.
Essa longa exposição é ótima para criar efeitos ou até mesmo tirar fotos de paisagens, lugares turísticos ou até mesmo de uma festa onde tem bastante conteúdo de luz e cores diferentes.
Foto: Jeff Walker
Configurações
Timer:
Programe o timer da sua câmera, em fotos noturnas é importante que não tenha nenhuma tremida ou ruídos na sua foto, às vezes até uma respiração pode acabar prejudicando todo um trabalho para conseguir tirar a foto. Então, para prevenir programe um tempo para que a câmera realize a foto automaticamente.
Efeitos:
Uma dica interessante é usar a técnica de “Light painting”, fica um aspecto muito bonito. A técnica é usar lanterna, luzes de led, para a foto sair perfeita é necessário harmonizar as cores noturnas juntamente com a luz que você vai usar.
Lentes:
Fotografar com lentes que tem boa abertura ao diafragma ajuda a tirar fotos noturnas, o diafragma é como a pupila para os olhos humanos, controla a quantidade de luz. Na câmera e no diafragma a abertura é representada pelo símbolo f/ quando mais próxima ao f/1 maior fica a abertura, quanto mais longe for, menor será a abertura. Escolha uma lente que ajude a tirar uma foto mais linda.
Por Pixabay
Local
Independentemente do local, o correto é sempre estar acompanhada de uma equipe para acompanhar você. Normalmente em lugares turísticos como praias, montanhas e patrimônios culturais de dia é cheio e a noite é vazio, programa-se para capturar as melhores fotos.
Antes de tudo, verifique e conheça o lugar de dia, assim você poderá verificar o melhor ângulo para tirar a foto durante a noite.
Tome cuidado, caso você for tirar a foto em uma mata fechada leve lanterna e roupas adequadas para certo tipo de ambientes, se for em uma cidade vá acompanhada para que não ocorra nenhum imprevisto, pois, de qualquer forma estará escuro e dependendo do local pode ser muito perigoso. Deixando o fotógrafo suscetível a riscos.
Banco de imagens: PXhere
Tente, erre e acerte.
Para conseguir chegar no exato ponto entre a luz, o efeito e a combinação perfeita é necessário realizar diversos testes, a fotografia noturna muitas vezes é complicada, pois, a utilização de flash é proibida. Para este tipo de modelo você poderá confiar somente na luz lunar, na claridade de prédios ou até mesmo em faróis de carros.
Essas luzes ajudarão, mas não será o real motivo, o mais importante será o tempo de exposição, essa etapa irá dizer se sua foto ficará utilizável ou não.
Independentemente de qual técnica você vai utilizar, conheça a sua câmera, antes de realizar uma viagem importante que você sabe que irá gerar fotos incríveis, verifique e faça testes, saiba a melhor forma de programar o iso e o Obturador.
Lembre-se de abrir o diafragma para ter uma maior exposição noturna, o tripé e o timer serão seus melhores amigos para não tremer a foto. E os efeitos darão um charme extra a sua foto. Edite as cores no photoshop. A intenção é conquistar aquela foto perfeita na noite mais perfeita.
Grande abraço e até o próximo post.
Patrícia Prado.