Houve um tempo em que o fotógrafo era um profissional com um olhar incrível, sensibilidade para perceber o outro, criativo e passava o tempo em laboratórios, dedicando-se para ver seu resultado impresso; veio a era do digital e esse fotógrafo teve que se render a tecnologia.
O fotógrafo, principalmente de fotojornalismo, teve sua vida completamente impactada, a transição do analógico para o digital mudou a forma, e pode-se afirmar que mudou o paradigma de se fazer fotografia e fotojornalismo.
Aos fotógrafos da era anterior somente restou a adaptação e o re-aprendizado, alguns com certa facilidade e outros com muita dificuldade e até com alguma resistência.
Como toda tecnologia isso tudo foi prontamente absorvido pelos mais jovens que gostam e tem habilidades com todas as outras ferramentas que existem de pós-produção. Os programas de edição estão cada vez mais engenhosos e complexos e o aprendizado de como operá-los além do patamar de ‘usuário’ requer um certo grau de dedicação e conhecimento de informática. Isso representa tempo e dinheiro!!!
Não vou nem entrar nessa área pois percebo a grande dificuldade de muitos alunos quando precisam editar e tratar suas imagens, diagramar um álbum para entregar um trabalho com nível compatível com a expectativa dele e do cliente.
Essa realidade hoje é uma habilidade que você precisa desenvolver a menos que faça parcerias e ou invista em conhecimento, afinal é preciso ter um diferencial frente à demanda enorme de profissionais que estão por aí oferecendo seus serviços.
Não bastando essa evolução toda, no mundo da fotografia, hoje em dia, você precisa ainda estar atento às redes sociais, que consomem também bastante conhecimento e tempo pois, o marketing digital, veio para chacoalhar vários conceitos e mostrar que se você não sabe se destacar, se vender ou se posicionar está FORAAAA!
Ai eu pergunto... você está preparado???
Foi pensando nisso que listei algumas habilidades essenciais para o fotógrafo contemporâneo ver seu negócio decolar:
1) Organização
Definir um nicho - quanto mais clareza da área que quer atuar melhor.
Motivação - Missão - Visão - Valor
2) Definir suas metas- meta é o objetivo de forma quantificada. Quando utilizamos este termo, estamos falando de tarefas específicas, que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar os objetivos determinados.
3) Conhecer o público - mapear exatamente quem é o seu Avatar.
Quais são os sonhos, os principais problemas, qual benefício e ou valor que seu produto agrega a esse público.
Essas habilidades básicas, pertinentes a qualquer negócio bem sucedido vem com uma série de outros desafios...
Foi então, que percebi a real necessidade de se autoconhecer, e venho me desenvolvendo.
Sabe aquela frase se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve? (Alice no País das Maravilhas).
É preciso ter certeza do que queremos!!! Mas o fato ter clareza de onde quer chegar por si não basta, é preciso sair muitas vezes da zona de conforto, e acredite, mudar dá trabalho e requer muita disciplina, mas quando se consegue é libertador!!!
A partir de hoje pretendo dividir várias dicas que eu aprendi, e o que cada mudança que fiz impactou na minha vida para eu me tornar a profissional que sou hoje.
LIVE dia 06/03 às 20h - Quais Habilidades o Fotógrafo Contemporâneo Precisa Desenvolver
GARANTIR MINHA VAGA PARA A LIVE
A sua participação é MEGAAA bem vinda, eu respondo todos os directs, todos os emails e vocês me motivam a continuar com esse canal aberto, fazendo amigos, aumentando a audiência e ajudando de alguma forma esse blog a crescer.
Gratidão a todos que mandaram mensagem e participaram de alguma forma com o conteúdo de hoje!