O branco, origem de todas as cores existentes reconhecidas por Newton a mais de 4 séculos com um prisma de vidro e até hoje sua descoberta vem sendo usada no estudo das cores.
Quando pensamos em balanço logo nos vem a palavra igualdade e no sentido das cores, igualdade balanceada entre tons de cores para gerar outras cores.
No mundo da fotografia, as máquinas fotográficas na maioria dos casos possuem dificuldades para reconhecer o branco diferente do olho humano. E para isso, os profissionais de fotografia devem saber exatamente a forma de balancear os tons para garantir que as máquinas a reconheçam.
Neste post irei mostrar como balancear a cor do branco para que sua máquina fotográfica distingue as cores luz entre frias e quentes.
Se você possui uma máquina analógica, você deve usar filtros de cores para suprir as necessidades de uma iluminação adequada, o que não acontece quando se tem câmera digital, basta adaptá-la a iluminação. Para isso você deve equilibrar a quantidade de vermelho, verde e azul em proporções iguais.
Se estas três cores estiverem em proporções desiguais, sua fotografia pode gerar uma presença maior da cor predominante, ou seja, a cor que tenha em maior proporção, como um tom mais azulado, alaranjado ou esverdeado.
Como por exemplo:
Predominância da cor azul.Créditos para Pando Hall
Predominância da cor vermelha.Créditos para Pando Hall
Predominância da cor verde.Créditos para Pando Hall
Correto balanço de cores.Créditos para Pando Hall
Balaço de temperatura
De acordo com o raciocínio adquirido, quanto mais você aquece um objeto, mais luz ele reproduz. E no caso da temperatura da cor, descreve o espectro de luz irradiada de um corpo negro (um objeto que absorve toda a luz incidente sem permitir qualquer reflexo ou passagem de luz).
Um corpo negro distribui distintos tons de branco, que dependendo da temperatura, a cor “luz” nem sempre é a cor branca que estamos acostumados, pela desigualdade de proporção entre as cores no espectro visível.
À medida que a temperatura da cor aumenta, a distribuição da cor torna-se mais fria. A lógica é que cumprimentos de onda mais curtos contêm luz de maior energia.
Em todo esse estudo, é importante que você saiba que dependendo da temperatura, determina-se o tipo de cor luz. E o tipo de iluminação sendo crucial na hora da fotografia e o equilíbrio do branco, você deve saber a diferença e o que cada temperatura proporciona.
Temperatura das cores:
- Luz de velas (1000 - 2000 K)
- Luz halogénea (2500 - 3500 K)
- Pôr-do-sol ou aurora com céu limpo (3000 – 4000 K)
- Lâmpadas fluorescentes (4000 - 5000 K)
- Flash (5000 - 5500 K)
- Meio-dia com céu limpo (5000 - 6500 K)
- Céu nublado moderadamente (6500 - 8000 K)
- Sombra ou céu muito nublado (8000 - + K)
*O “K” é símbolo da unidade Kelvin (medida da escala que mede a temperatura da cor)
Diversas câmeras fotográficas possuem uma variedade de balanços de branco pré-programados para que consiga adaptar o balanço do branco ao tipo de iluminação existente.
Para customizar o balanço de branco, recomendo que tire uma foto teste e tente enquadrar sobre uma superfície branca para servir como referência e a partir daí ir ajustando as tonalidades. Vale lembrar que se o cenário de iluminação mudar, você deve refazer este procedimento.
Todas as câmeras já possuem um balanço de branco automático embutido que tenta se adaptar ao ambiente e luz fornecida, mas muitas vezes não se encaixa e com a movimentação muda-se rapidamente o balanceamento com a variação de iluminação, por isso recomendo que tenha um trabalho manual neste processo.
Entendendo sobre o assunto, use seu domínio sobre as cores para explorar a criatividade na hora da criação.
Espero ter ajudado vocês, pratiquem e usem as cores a vosso favor!
Beijos e até um próximo post,
Patrícia Prado.