Do dicionário Aurélio : Carácter do que é recíproco. Mutualidade
A reciprocidade é uma particularidade de enorme valor na sociedade, porque de acordo com a psicologia social as relações mútuas contribuem para a conservação de normas sociais.
Na fotografia a RECIPROCIDADE, se refere a uma técnica na fotometria.
Para fazermos uma boa foto devemos controlar a quantidade de luz que entra na câmera através dos ajustes de ISO, obturador e diafragma.
Os três ajustes permitem que entre mais ou menos luz para uma correta sensibilização do sensor digital. Quem indica a quantidade correta de luz é o fotômetro através de uma escala de números.
Veja a seguir:
Quando o fotômetro está no negativo, com pouca luz a imagem fica mais escura ou (sub exposta) e para corrigir podemos:
1) Aumentar o ISO
2) Diminuir a velocidade do obturador
3) Abrir o diafragma
Quando o fotômetro está no positivo, com muita luz, a imagem fica mais clara ou (super exposta) e para corrigir podemos:
1) Diminuir o ISO
2) Aumentar a velocidade do obturador
3) Fechar o diafragma
Quando o fotômetro está no zero, temos uma foto bem iluminada, com exposição correta. Significa que existe perfeita combinação de ISO, velocidade do obturador e abertura do diafragma.
Pares de equivalência, permitem a mesma exposição de luz, embora com resultados diferentes em relação ao registro do movimento e profundidade de campo.
Para manter uma mesma exposição (quantidade de luz), se fechamos um ponto do obturador, devemos abrir um ponto no diafragma e vice-versa.
Comece sempre pelo ISO de acordo com as condições de luz do local, depois pense no que deseja fazer, cenas em movimento, por exemplo devemos ter em mente se a intenção é congelar o movimento, o obturador deverá esta
rápido e se deseja borrar, deve estar lento; seguido a isso é que zeramos o fotômetro ajustando a abertura do diafragma.
Quando fotografamos cenas estáticas, objetos ou pessoas paradas, pensamos então na profundidade de campo, quando pequena (efeito de desfoque no fundo), diafragma aberto ou se desejamos muita, deixe o diafragma mais fechado. Em seguida, ajuste a velocidade necessária para zerar o obturador.
Fazendo uma analogia à vida, Reciprocidade é TUDO!
É o equilíbrio necessário para termos bons relacionamentos, seria o "dar e receber" a entrada de LUZ que permitimos e vice-versa.
Muitas coisas que aprendi e trouxe para a minha vida pessoal é que nada na nossa vida se repete, assim como todos os momentos fotográficos não se repetem e não o imitamos, podemos até usar alguma outra imagem como referência, mas aquele momento, aquele sorriso, ou qualquer cena que nos marcou, entre tantos outros não vão se repetir, não daquela forma, com a mesma intensidade. E é exatamente isso que faz com que cada momento seja especial e que cada fotografia seja singular.
Nunca deixe para depois, sempre digo que a fotografia mudou minha vida, afirmo que com a fotografia podemos ir além dos nossos sentidos. A nossa aptidão visual supera a capacidade de uma câmera mas infelizmente não conseguimos congelar momentos, tudo em nossa vida se passa em tempo real, sem pausa; como diz o poeta Lulu Santos:
"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como o mar
Num indo e vindo infinito"
Outra coisa que aprendi e trouxe pra vida, é que a vida se desenrola de uma forma frenética e muitas vezes mal temos tempo de contemplá-la e nesse contexto a fotografia nos obriga a ter disciplina, vencer essa velocidade e desenvolver uma personalidade mais atenta, saber parar, observar, estar sempre ligado.
Face a tudo isso é natural a busca, a inquietação de todos os dias, todos ensaios, procurar ser uma versão melhor de mim. Nesse intenso processo encontrei meu propósito de transmitir conhecimento, de dividir experiências e fazer o que mais amo: me comunicar!
Nunca me sentirei totalmente pronta, sou movida por desafios, assim como os caminhos que levam a essa arte, o intenso desejo de ser livre e apaixonada pelo poder transformador de passar meu conhecimento, seja quando estou clicando ou ensinando o que mais amo fazer.