Quando estamos iniciando na fotografia é muito comum as dúvidas em relação a que equipamento comprar.
Qual a melhor opção se eu quiser adquirir um conjunto de flashes portáteis?
Já experimentei Atek, gostei, depois acabei comprando um da Mako que gosto muito, o 3003DC, detalhe, não tenho patrocínio da MAKO!!!! Até gostaria rsrsrs, mas falo em geral do que eu uso.
continuando…
Qual modificador vou comprar, qual seria o melhor???
Na verdade, não existe o melhor, mas qual a finalidade você deseja e como a luz se comporta com cada um.
Parte necessária, vamos primeiro, compreender como funciona a Lei do Inverso do quadrado da distância.
A Luz se propaga sempre em linha reta, atendendo a um sentido e uma direção.
O sentido pode ser vertical, horizontal ou diagonal, e a direção pode ser da direita para a esquerda, da esquerda para direita, de cima para baixo e de baixo para cima. Partindo da fonte, a luz propaga-se no que é chamado de pincel cônico divergente, uma espécie de cone de luz.
A medida que a Luz se propaga de sua fonte principal, a distância entre a fonte e o objeto é aumentada, assim a área circular é aumentada. Esse aumento se dá de forma inversamente proporcional ao quadrado da distância de onde este objeto se encontra.
Daí a Lei do Inverso do Quadrado da Distância, que afirma que a intensidade da luz diminui de acordo com o quadrado da distância da fonte que a emite.
Em simples palavras, imagine essa luz saindo de um soft box (que simula a luz de uma janela) se colocarmos o objeto a 2 metros, esse "quadrado" ficará 4 x maior, a área, terá 4 metros quadrados.
E a intensidade?
Ela vai diminuindo à medida que ela cobre mais áreas quadradas, exemplo: o objeto está à distância de 2 metros, a intensidade será quatro vezes menor, a 3 metros, nove vezes menor, a 4 metros, dezesseis vezes menor, e assim sucessivamente.
Perceba como assimilar isso tudo pode ser útil no seu dia-a-dia na fotografia.
Entendendo essa lei, vai entender porque ao abrir dois pontos de diafragma conseguimos com que o flash seja capaz de iluminar o dobro da distância; dois pontos de diafragma permite que, em nossa câmera, entre quatro vezes mais quantidade de luz (o dobro do dobro), que é precisamente o que ganhamos se aproximarmos a fonte de luz na metade da distância. Com a sensibilidade ocorre exatamente o mesmo, se aumentar dois pontos de ISO (ex.: de 100 a 400) implica quatro vezes mais exposição.
Tendo isso em mente você pode começar a imaginar as luzes. Se a idéia é dar um ar intimista, "low key", escolho o soft sttrip, vamos colocar a modelo mais distante e o contraste será bem alto mostrando apenas o que desejo mostrar.
Os modificadores respeitam a mesma lei, cada um com seu formato provocará efeitos diferentes de luz.
Percebe porque não existe o melhor e sim para qual a finalidade, o que efeito desejo reforçar na minha modelo, no objeto, etc...
Como nota-se visualmente, cada um possui modelos diferentes e abrangências de área diferentes, escolhi primeiro ter um soft box pois gosto de simular essa luz de janela que ele provoca, depois acabei me rendendo ao strip, quando desejamos trazer um ar mais intimista, dramático, a luz projetada terá um alto contraste iluminando uma parte e deixando outra bem mais escura, perfeita para esconder e mostrar e estimular a imaginação do espectador.
Quando a intenção é aumentar essa área de contraste usamos o Haze, aumentar mais ainda o Octo, lembrando que todos provocam uma luz suave.
Releva frisar que é importante saber justificar a luz em uma locação, observe o ambiente, veja onde tem entrada de luz natural, se possui uma iluminação com luzes ambientes, fique atento para não "lavar" a luz, tenha sempre clareza de suas intenções, no sensual comunicamos muito através da penumbra…