Muitos fotógrafos iniciantes tem essa dúvida: Entrego todas as imagens para meu cliente?
Costumo falar que você nunca vai ver uma foto ruim minha, porque essas eu simplesmente DELETO!!! (risos)
Ao longo dos meus anos de trabalho com ensaios entre outros seguimentos que já atuei: casamento e eventos ou produto, se você não filtra e edita seu trabalho (lembrando que edição e retoque são coisas diferentes), a chance de seu cliente escolher aquela imagem que você jamais escolheria é absurda!!
Sabe aquela afirmação: Tudo que você foca, expande! Acredite, serve também para esse caso! Toda vez que você tem uma questão, um problema, você não vai ignorá-lo, mas ao invés de focar na situação ou no problema, você foca na SOLUÇÃO!!!
Assim eu passei a resolver tudo na minha vida! E com a seleção de fotos eu procedo da mesma forma, o que eu acho que não está legal, simplesmente o cliente nem vai ver. Evite isso retirando essas imagens, coloque-as em uma pasta pra você ou realmente delete.
Seja em um casamento, em um book, um trabalho de still, etc... eu sou a autora do trabalho, e todos nós sabemos que nosso trabalho só termina na entrega, assim, devemos imprimir nossa assinatura até o final.
A fotografia digital permite muito mais clicks; diferente da na época do filme, onde éramos restritos a 36 fotos e definia-se quantos filmes usar em cada situação.
Nos meus ensaios com 6 looks, eu produzo em média 400 fotos e delas será selecionada 45 fotos para colocar na revista ou no livro que será produzido, dependendo da opção da cliente.
Algumas vezes precisamos clicar mais aquele momento ou aquele look para obter a foto que você imaginou na sua cabeça. Afinal, raras são as vezes em um ensaio acontece ao "acaso", vou falar em outra ocasião, sobre narrativa de um ensaio.
Exemplo do acaso que eu AMEI!!! O cachorro surgiu, e eu achei muito legal! Algumas pessoas podem dizer que foi SORTE, a minha definição para essa palavra é a seguinte:
SORTE = Preparo + Oportunidade
Tipo da cena que se eu realmente quisesse iria me dar um trabalhão!!!
Nesse caso, eu dirigia a modelo para vir ando, quando falei: Carol, vem ... a cachorra apareceu e achei incrível!! Ela apareceu, na sequência em outros momentos mas nessa, a sua expressão fala muito!
Outro exemplo que os animais ajudam ...
Observe a sequência com o cachorrinho, não preciso entregar a foto que eu não quero que seja usada, gostei da segunda, com a cabeça abaixada e essa onde ela e ele estão me olhando, ficou natural e expontânea.
O trabalho de edição, na minha opinião, jamais deve ser terceirizado, diferente do retoque que demanda muito tempo e muitas vezes o fotógrafo não domina ainda bem a técnica o photoshop. Na edição você vai, excluir, ajustar ou alterar as cores, se assim desejar e eventualmente, fazer algum corte, etc.
Observação a respeito de corte, quando estamos clicando, muitas vezes não queremos perder uma expressão ou uma pose e percebemos depois que essa imagem ficaria melhor com um corte um pouco mais fechado ou até mesmo na horizontal de estiver clicando vertical.
Em geral eu faço isso no momento do click, hoje, com a minha experiência não tenho mais aquela insegurança do início e aprendi pensar antes ou durante. Comparo essa idéia com falar outro idioma, você já se viu tentando aprender um idioma e inicialmente pensar em português para depois traduzir para o desejado?? Não dá muito certo, e só começamos a deslanchar quando percebemos que devemos pensar naquele idioma e então sair falando. Os erros de gramática, a falta de vocabulário inicial, faz parte, e você jamais deve se envergonhar disso!! Tudo é estudo, treino e aprendizado!! A fotografia não é diferente, precisamos exercitar cada conceito que aprendemos e só passar de nível quando aquilo sair no automático!
Resumindo, eu somente entrego para o minha (meu) cliente o que eu gostaria que fosse publicado, é o meu nome, a minha assinatura que vai estar ali, dê sempre o seu melhor, a sua verdade, a linguagem fotográfica fala muito sobre você e poder interpretar o outro é um privilégio incrível!